A resenha do filme Jack – O Caçador de Gigantes foi escrita por Marcelo Molinari (Blog)

Fui assistir ao filme Jack – O Caçador de Gigantes (Jack – The Giant Slayer) com alguma esperança que poderia ser divertido. Não vou dizer que é tão ruim, mas está longe de ser bom, mesmo como um Conto de Fadas.

O velho Fúria de Titãs, não o novo, é um exemplo de filme que se apresenta como um certo tipo de narrativa e cumpre seu papel. É um filme que se apresenta como mitológico e cumpre mais ou menos o seu objetivo.

JACK, O CAÇADOR DE GIGANTES

Este Jack é uma interpretação da história do João e o Pé-de-Feijão. Jack é um jovem inocente que se apaixona pela princesa e acaba completando uma série de desafios até conquistar o objetivo de pegar a princesinha. Jack esbanja pureza e bom mocismo e tudo é mais ou menos perfeito. A princesa é perfeitinha e os atos heroicos de Jack são todos calculados. Os vilões são realmente vilões, o rei é sábio, os gigantes são monstros animalescos. Tudo é bem previsível.

Alguns podem defender a previsibilidade dos personagens como características de narrativas de Contos de Fadas. Parece que o diretor e os roteiristas tentaram seguir esta linha, buscando cristalizar os personagens em seus papeis. O herói, o vilão, a princesa, o monstro. A questão é se podemos falar em Contos de Fadas neste filme. Acho que não. Os contos de fadas tradicionais eram histórias viscerais e brutais que podiam servir para alguma coisa. O lobo não era mal à toa, era mal porque há quatrocentos anos atrás lobos matavam pessoas e era melhor que as crianças aprendessem isso o quanto antes. Fora que muitos Contos de Fadas são muito mais ferozes do que as versões cinematográficas que muitas pessoas conhecem hoje. Em uma versão de Chapeuzinho Vermelho o lobo não quer devorar a garota, ele a chama para deitar com ele na cama.

Já vi excelentes adaptações de narrativas tradicionais para o cinema, como o clássico Nosferatu de Herzog ou o Fúria de Titãs antigo, como já disse. Seria legal ver um Conto de Fadas adaptado com mais proximidade a uma narrativa mais visceral e com mais significados, como eram as histórias antigas.

Este filme acaba resumindo-se ao grande chavão da jornada do herói sem grandes variações, inovações ou invenções. Tudo é bem perfeitinho. O herói se redime no final, os gigantes são vencidos, a princesa beija o pobre plebeu. Gostei do visual dos gigantes e de seu mundo, mas a história é muito básica. Quase dormi quando estava vendo o filme. É bem difícil enquadrar este filme como um conto de fadas moderno. O filme O Hobbit apresenta uma história mais ou menos similar, mas com muitas outras coisas legais. Há variações na correria dos personagens, muito mais monstros e cenários interessantes. Jack – O Caçador de Gigantes vai do razoável ao ruim.

Trailer do Filme Jack – O Caçador de Gigantes

Você acabou de ler a Critica do Filme Jack – O Caçador de Gigantes. Navegue por nosso site para ler mais criticas de filmes.

GOSTOU? ENTÃO COMPARTILHE:


*** ATENÇÃO - SPOILERS ABAIXO ***

Em nossas críticas não entramos muito em detalhes sobre o desenrolar dos filmes para não estragar as surpresas, porém na área de comentários algumas pessoas contam o final do filme, discutem cenas importantes, portanto, se você não assistiu o filme Jack – O Caçador de Gigantes recomendo não ler os comentários abaixo.


6 Comentarios »

  1.  

    Morgana disse

    abril 8 2013

    CONTÉM SPOILERS!

    Realmente achei um filme bom. E apesar de você insinuar na sua resenha o “clichê” do filme, penso o contrário. Jack não foi perfeitinho, ele realmente me pareceu um personagem bobão e medroso (apesar da esperteza). A princesa é clássica “moderna”, corajosa, em busca da sua própria aventura, e óbvio não se vira sozinha (se, se virasse não teria filme). Com reviravoltas inusitadas, desde o humano virar vilão, e depois morrer … Achei interessante. Filminho de final de semana com o namorado, não é o próximo clássico do cinema, nem mesmo esperei por isso … talvez você devesse ter assistido com outros olhos… Mas enfim, é só minha opnião.

  2.  

    joice disse

    abril 10 2013

    BOM… FIQUEI CURIOSA PRA SABER SE É BOM OU NÃO vou assistir:D

  3.  

    Anônimo disse

    julho 28 2013

    Este filme bom tem ação como todos os outros mas o herói jack é muito medroso tenho que admitir a pricesa é que devia ter o papel principal

  4.  

    fabiana rzeznik possebon disse

    setembro 25 2013

    MUITO PODRE NAO PRESTA

  5.  

    elias disse

    outubro 31 2013

    ruim pa kct até filme de gangster é melhor que essa porcaroa

  6.  

    pessoa disse

    janeiro 9 2014

    Simplesmente um LIXO…Num instante uma equipe precisa se pendurar em cordas para poder subir pelo pé de feijão gigante e com muito esforço,em outro momento outra minoria sobe no pé sem se apoiar em nada…lamentável…

Deixe seu comentário, opinião, sugestão ou crítica sobre o filme Jack – O Caçador de Gigantes

Apenas os campos NOME e COMENTARIO são obrigatórios!

Nome:

EMail:

Website:

Comentario: